Saiba como otimizar sua operação com a parametrização por operação, onde você consegue criar uma espécie de "modelo" de NF-e adequado para a realidade da sua empresa. É uma forma de manter uma estrutura de configurações fiscais de diversas operações comuns, deixando mais automatizado e menos manual.
Atenção: Essa configuração, só é válida na emissão de Outras NF-es e NF-es de Simples Remessa, para saber mais, clique aqui.
Para criá-la, basta ir ao menu Fiscal > Parametrização por Operação > Cadastrar.
O primeiro passo é determinar quais serão os código e a descrição adotada para essa parametrização (tenha cuidado, pois, essa informação vai ser usada pelo sistema para pesquisar as informações quando você estiver emitindo a sua NF-e, então, pense em algo que faça sentido para todos os seus usuários). Veja:
Feito isso, passaremos ao preenchimento dos campos fiscais, de acordo com a operação desejada. Dá uma olhada no GIF abaixo, e veja como é simples criar sua parametrização (Não pode esquecer de “Aplicar” após as edições, viu?)
Para você aplicar essa operação a sua nota fiscal, basta você seguir o caminho Fiscal > NF-es Emitidas e lá selecionar Outras NF-es, em seguida é só selecionar a Parametrização criada, como mostra o gif abaixo:
Mesmo sendo uma operação simples de executar no sistema, essas configurações são fundamentais para que não ocorram problemas fiscais posteriormente, e se você é administrador, pensa em como essa funcionalidade pode agregar na produtividade da sua equipe financeira, já que, com essas parametrizações você pode deixar prontas as configurações fiscais para operações como:
Amostra grátis
Consignação
Remessa para feira
Remessa para conserto
Bonificação
Perda, roubo ou avaria
Agora que você já aprendeu a configurar suas parametrizações, não esqueça de avaliar se o conteúdo foi ou não relevante para você. Até logo! ;D