Como criar parametrizações por operação?

Otimize o seu tempo criando parametrizações (regras de execução) para operações referente à emissão de NF-e recorrentes na sua empresa.

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Saiba como otimizar sua operação com a parametrização por operação, onde você consegue criar uma espécie de "modelo" de NF-e adequado para a realidade da sua empresa. É uma forma de manter uma estrutura de configurações fiscais de diversas operações comuns, deixando mais automatizado e menos manual.

Atenção: Essa configuração, só é válida na emissão de Outras NF-es e NF-es de Simples Remessa, para saber mais, clique aqui.

Para criá-la, basta ir ao menu Fiscal > Parametrização por Operação > Cadastrar.

O primeiro passo é determinar quais serão os código e a descrição adotada para essa parametrização (tenha cuidado, pois, essa informação vai ser usada pelo sistema para pesquisar as informações quando você estiver emitindo a sua NF-e, então, pense em algo que faça sentido para todos os seus usuários). Veja:

Feito isso, passaremos ao preenchimento dos campos fiscais, de acordo com a operação desejada. Dá uma olhada no GIF abaixo, e veja como é simples criar sua parametrização (Não pode esquecer de “Aplicar” após as edições, viu?)

Para você aplicar essa operação a sua nota fiscal, basta você seguir o caminho Fiscal > NF-es Emitidas e lá selecionar Outras NF-es, em seguida é só selecionar a Parametrização criada, como mostra o gif abaixo:

Mesmo sendo uma operação simples de executar no sistema, essas configurações são fundamentais para que não ocorram problemas fiscais posteriormente, e se você é administrador, pensa em como essa funcionalidade pode agregar na produtividade da sua equipe financeira, já que, com essas parametrizações você pode deixar prontas as configurações fiscais para operações como:

  • Amostra grátis

  • Consignação

  • Remessa para feira

  • Remessa para conserto

  • Bonificação

  • Perda, roubo ou avaria

Agora que você já aprendeu a configurar suas parametrizações, não esqueça de avaliar se o conteúdo foi ou não relevante para você. Até logo! ;D

Respondeu à sua pergunta?