Olá, bom te ver por aqui! Hoje vamos conversar sobre uma forma de otimizar sua operação, criando uma regra de trabalho dentro do sistema, que formará uma espécie de “modelo” de NF-e adequado à sua realidade. Aqui nós chamamos essa “regra” de parametrização por operação, que tem o objetivo de manter uma estrutura de configurações fiscais de diversas operações comuns para a emissão de NF-es padrão ou simples remessa em sua empresa.

Atenção: Essa configuração, só é válida na emissão de Outras NF-es e NF-es de Simples Remessa, para saber mais, clique aqui.

Para criá-la, basta ir ao menu Fiscal > Parametrização por Operação > Cadastrar.

O primeiro passo é determinar quais serão o código e a descrição adotada para essa parametrização (tenha cuidado, pois, essa informação vai ser usada pelo sistema para pesquisar as informações quando você estiver emitindo a sua NF-e, então, pense em algo que faça sentido para todos os seus usuários, beleza?). Veja:

Feito isso, passaremos ao preenchimento dos campos fiscais, de acordo com a operação desejada. Dá uma olhada no GIF abaixo, e veja como é simples criar sua parametrização (Não pode esquecer de “Aplicar” após as edições, viu?)

Para você aplicar essa operação a sua nota fiscal, basta você seguir o caminho Fiscal > NF-es Emitidas e lá selecionar Outras NF-es ,em seguida é só selecionar a Parametrização criada, como mostra o gif abaixo:

Mesmo sendo uma operação simples de executar no sistema, essas configurações são fundamentais para que não ocorram problemas fiscais posteriormente, e se você é administrador, pensa em como essa funcionalidade pode agregar na produtividade da sua equipe financeira, já que, com essas parametrizações você pode deixar prontas as configurações fiscais para operações como:

  • Amostra grátis

  • Consignação

  • Remessa para feira

  • Remessa para conserto

  • Bonificação

  • Perda, roubo ou avaria

Agora que você já aprendeu a configurar suas parametrizações, não esqueça de avaliar se o conteúdo foi ou não relevante para você. Até logo! ;D

Encontrou sua resposta?