Configurações das Operações de Importação

Deixe parametrizado todas as opções da NF-e de entrada de Importação

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Antes da emissão da NF-e de entrada, existem algumas configurações que podem ser alteradas, sobre os cálculos utilizados e o layout da nota. Nós recomendamos que qualquer mudança necessária seja feita antes da emissão para que não seja preciso modificar a NF-e após ter sido gerada.

Determinando o código do seu produto importado

No menu Usuário > Configurações > Comex, existe um quadrante com o título “Identificação do código do produto na importação da DI - XML Siscomex”, que é de suma importância para definir como serão gerados os códigos dos seus produtos através do XML da DI.

Para isso, você precisa informar quais são os caracteres que separam o código do produto de sua descrição, e apontar se o código se encontra no início ou no final da descrição, para que o sistema identifique automaticamente o código da sua mercadoria.

No seguinte exemplo, os caracteres que separam o código da descrição são REF. e o código se encontra no final:

código do produto: BOLSA FEMININA COM SUPERFICIE EXTERIOR DE MATERIAL SINTETICO REF. LY013

Caso não seja viável identificar o código através da informação no XML, você pode definir como o sistema formará a combinação utilizando as variáveis de número da DI, número da adição e sequencial do item.

As variáveis devem ser utilizadas da seguinte forma: %{NUMERO_DI}, {NUMERO_ADICAO}, %{SEQUENCIAL_ITEM}. Basta informá-las na sequência em que você deseja.

Você pode também definir um prefixo a ser utilizado no código dos produtos.

Para situações mais complexas, você pode utilizar uma expressão regular para excluir determinada informação do código, ou até mesmo apontar onde está o código, em caso de estar no meio da descrição, por exemplo.


Rateio de impostos

Logo abaixo, você tem acesso às configurações referentes ao rateio dos impostos nos produtos, em que você pode selecionar se o rateio do Frete, AFRMM, Capatazia e Taxa Siscomex serão feitos por peso ou valor.


Processos

Por padrão, no momento que uma DI é importada no sistema, é criado um processo automaticamente com todos os dados do XML dessa DI. Você pode consultar todas essas informações em Comex > Processos. Eles são importantes para o detalhamento das suas importações. Caso queira desabilitar essa funcionalidade, desmarque a opção: "Criar processo automaticamente através da DI".

Também é possível desabilitar o vínculo automático do Processo a um Pedido de Venda.


Opções para NF-e de entrada

Já no menu Usuário > Configurações > Fiscal, há algumas opções sobre o layout da NF-e de entrada de importação. Atenção especial para o destaque do PIS e COFINS, que podem ser somados a outras despesas ou destacados em campo próprio. A TAXA AFRMM também pode ser destacada no campo próprio ou somada a outras despesas (em ambas as formas a taxa será somada no total da nota).

Outra opção é somar o II (Imposto de Importação) ao valor dos produtos ou não, assim como o ICMS que pode ser somado ao total da nota ou não. É importante verificar todas essas configurações e deixar de acordo com a operação da sua empresa.

Logo abaixo você poderá definir como o sistema deve extrair os impostos do XML da DI, selecionando o valor devido ou o valor a recolher.

Em seguida, há algumas configurações a respeito da Base de Cálculo dos impostos. Passando o curso do seu mouse sobre cada uma delas você verá uma explicação mais detalhada.


Aproveitamento de crédito de PIS E COFINS

Se sua empresa for do Lucro Real, existe a opção da parametrização do percentual de aproveitamento do PIS E COFINS. Esses percentuais serão utilizados para o cálculo do produto em estoque e para o relatório de saldo contábil.

Dessa maneira, informe o percentual não aproveitado ou o percentual de aproveitamento.


Códigos de enquadramento padrões

Há, ainda, a opção de parametrizar os códigos de enquadramento do IPI em casos de imunidade, suspensão ou isenção. O código de enquadramento serve para justificar o motivo da isenção, suspensão, etc, para que não haja rejeições da Sefaz.

Além disso, você pode deixar parametrizado a Situação Tributária do ICMS e do PIS/COFINS. Assim, o sistema sempre levará o que for informado nas configurações para NF-e de entrada.

Caso não seja a mesma situação tributária para todas as operações, você pode deixar esses campos em branco e parametrizar na sua DI ou, se quiser, pode parametrizar apenas um deles.


Opções para Operações de Conta e Ordem

No caso da NF-e de Conta e Ordem, pode ser parametrizada a Situação Tributária do PIS E COFINS tanto da NF-e de entrada quanto da NF-e de remessa. Além disso, é importante informar o cálculo que será utilizado na geração da remessa, podendo ser feito com o IPI majorado ou com o valor igual ao da NF-e de entrada.

Importante: A situação tributária do PIS E COFINS precisa ser definida, caso contrário não haverá cobrança na NF-e de entrada e de remessa.

Prontinho, essas são as principais configurações da Operação de Importação! Com elas de acordo com a sua operação, basta você importar o XMl da sua DI e gerar a sua nota de entrada 😁



🎥 VÍDEO: Configurações das Operações de Importação

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?