Como criar um orçamento?
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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

O orçamento é o primeiro passo de uma boa negociação com seu cliente, e por isso, essa etapa precisa correr perfeitamente bem e de seguimento para conclusão da venda. Para um bom encerramento dessa etapa, vou te mostrar como a Mainô pode facilitar toda negociação e apresentação dessas propostas.

Vale lembrar que para gerar o orçamento você precisa deixar o sistema pronto para isso, então vai ser necessário:

  • Estar com o cadastro da Empresa completo;

  • Ter o produto cadastrado no Estoque (mesmo que sem quantidade);

  • Ter o cliente com o cadastro completo no CRM.

Depois de garantir que esses pontos estão concluídos, você pode acessar o seu orçamento de duas formas diferentes, seja pelo submenu de Fluxo de venda ou Pedidos de venda, ambos ficam em CRM.

Orçamento pelo Fluxo de venda:

Clique no menu CRM, submenu Fluxo de venda, lá você vai encontrar um coluna com nome de Orçamento, é só clicar nesse botão aqui

Após isso, realize o preenchimento selecionando cliente e inserindo os produtos.

Agora você consegue negociar com seu cliente direto pelo sistema da Mainô, é clicar no menu, “Enviar por E-mail”.

Vai abrir uma janela para você inserir o e-mail do seu cliente, que será o convite para o acesso ao orçamento. Após o envio, ele receberá um e-mail com o link para visualizar o orçamento e o chat para negociação. O e-mail chegará assim:

Quando o seu cliente clicar em Visualizar Orçamento, ele vai conseguir visualizar o PDF do orçamento feito para ele e terá acesso ao chat para enviar como mensagens. 😊

Se o seu cliente fizer algum comentário no orçamento ou no pedido de venda, você receberá um e-mail de aviso. Você também conseguirá visualizar os comentários feitos, indo no orçamento ou no pedido de venda e clicando na opção de Negociação.


O sistema vai abrir o PDF do orçamento com a tela de chat e a mensagem que foi enviada pelo seu cliente:

Depois de toda a negociação, o seu cliente pode aprovar ou reprovar o orçamento:

Depois da aprovação ou reprovação do seu cliente, você terá uma tag de aviso no seu orçamento:


Depois que o seu orçamento é aprovado pelo seu cliente, basta você aprová-lo para que vire um pedido de venda. A aba de negociação também aparece no pedido de venda e você ainda pode seguir a sua conversa no chat do PDF com o seu cliente. Ele só não poderá mais ser aprovado ou reprovado.

Depois que o pedido é faturado e vira uma venda, uma aba de negociação não é mais aberta para conversação, ela vira um histórico de negociação. Nesse histórico é possível visualizar toda a conversa entre você e seu cliente em cima de venda.


Depois de tudo certo entre você e seu cliente, só transmitir a sua nota! 🙌
E se quiser saber mais sobre como funciona o fluxo de venda, sugiro assistir nosso vídeo abaixo:

🎥 VÍDEO: Fluxo de venda

Orçamento pelo pedido de venda:

Pelo pedido de venda não tem o campo de negociação, porém as funções são parecidas e tem disponível um filtro para facilitar as buscas.

Para gerar um orçamento, basta clicar em CRM, Pedidos de venda, + Adicionar Orçamento.

Depois de criar o Orçamento e estiver tudo certo para gerar a nota fiscal, é só clicar em aprovar e seu orçamento se torna um pedido de venda.

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