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Como fazer uma venda com ruptura de estoque?

Saiba como prosseguir com o orçamento do seu pedido de venda em caso de ruptura de estoque

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Escrito por Leonardo Fonseca
Atualizado essa semana

1. O que é a ruptura de estoque?

A ruptura de estoque acontece quando não tem a quantidade completa disponível em estoque no momento de aprovação do pedido de venda, o que pode fazer com que o cliente desista de realizar a compra por não ter um orçamento completo.

Pensando nisso, a Mainô desenvolveu uma maneira de fazer com que o orçamento do pedido seja feito mesmo com a ruptura. Assim, você otimiza seu tempo com uma solução rápida e mantém sua estratégia de venda!


​2. Como funciona?

Exemplo: Você tem um orçamento para 10 unidades de um produto, mas no estoque tem apenas 8 unidades. Ao aprovar o orçamento, o sistema vai desmembrar o pedido, onde o orçamento original com as 8 unidades será aprovado, e um novo orçamento será gerado com as 2 unidades pendentes, com o status configurado da maneira que você desejar.

Pelo status você poderá saber quais são os pedidos que não foram atendidos por falta no estoque, deixando sua gestão de venda bem organizada.


​3. Como ativar a funcionalidade?

  • Para ativar é preciso ir no menu Usuário > Configurações:

  • Acesse a aba Negócios:

  • Marcar a opção de "Desmembrar orçamento, no momento da sua aprovação, quando há ruptura no estoque?" como "Sim":

  • Irá aparecer um campo para você selecionar o status desse novo orçamento que será gerado com a quantidade que ainda não existe no seu estoque. Você pode selecionar a opção que desejar:

O campo de status é personalizável, ou seja, você pode escolher o nome que desejar para o processo. Por exemplo: "Pedidos não atendidos por falta de estoque".

  • Depois de selecionar, é só clicar em Salvar na parte superior ou inferior da tela de configurações!

4. Como criar status de pedido de venda/orçamento?

  • Para criar um novo status de pedido de venda/orçamento, vá até o menu Usuário > Cadastros > Status de Pedido de venda:

  • Clique em Adicionar Status:

  • Poderá preencher a descrição e escolher uma cor para a etiqueta do status:

  • Depois é só clicar em Salvar.


Pronto! Agora você pode fazer orçamento mesmo com as quantidades que faltam no estoque, o sistema irá desmembrar o orçamento do pedido!

Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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