Todas as coleções
Estoque
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Qual a diferença entre quantidade total e quantidade disponível no estoque?
Qual a diferença entre quantidade total e quantidade disponível no estoque?
Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Ao pesquisar um produto dentro do menu de Estoque > Produtos em Estoque, é possível visualizar duas informações muito importantes para o entendimento da sua operação.

  1. Quantidade total = Que se refere à quantidade total do seu produto em seu estoque (incluindo as reservadas em pedidos de venda, NF-es e quantidades armazenadas).

  2. Quantidade disponível = Que se refere à quantidade total disponível para a venda, subtraindo as quantidades reservadas em pedidos de venda, NF-es e quantidades armazenadas.

    Veja o produto na listagem de estoque:

Clicando em Visualizar no produto, as informações vão constar da seguinte forma:

Por padrão, todas as vezes que você cria um pedido de venda e vai adicionar um produto a ele, o sistema puxa as informações da coluna “Qtde Disponível” e reserva essa quantidade no pedido (acontece o mesmo quando se cria uma NF-e por outras opções de geração no sistema).

Esta é uma configuração que visa impedir que você se comprometa a entregar produtos que você não possui e acabar gerando problemas com o seu cliente.

Quando isso acontecer, você pode visualizar a qual pedido este produto está reservado, seguindo o fluxo: Estoque > Produtos em Estoque > Consulta o produto por código ou descrição (ou qualquer outra informação disponível no filtro) > Visualizar > Movimentações não confirmadas

Caso você trabalhe sob demanda, ou na sua operação seja necessário que os pedidos de venda sejam gerados, mesmo sem quantidade disponível no estoque, você pode alterar a configuração dentro do Mainô para permitir a criação do pedido sem considerar a quantidade (para fazer esta alteração, o usuário precisa ser administrador).

Para isso, basta ir em Usuário > Configurações > Pedidos de Venda > Opções de uso e layout > Virar a chave para “SIM” na opção “Permite adicionar produtos sem quantidade disponível no Pedido de venda”

Agora você já consegue criar o seu pedido sem o produto disponível no estoque, mas não se esqueça, por padrão o sistema já vai configurado para só permitir a inclusão de produtos nos pedidos de venda, caso haja estoque disponível, se você é novo por aqui e essa é uma realidade que não te atende, não deixe de fazer as alterações antes de começar a inserir seus pedidos de venda.

Espero ter te ajudado e te vejo na próxima ;D

Respondeu à sua pergunta?