Configurações de Limite de Crédito

Saiba como definir um limite de crédito para os seus clientes.

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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Estabelecer limites de crédito para os seus clientes pode ser uma boa prática com capacidade de salvar o seu negócio, fazendo com que um cliente que não possui condições de uma real compra avance nas etapas de negociação com a sua equipe.

É importante fazer uma pesquisa sobre o seu cliente e entender qual a capacidade real de compra dele com a sua empresa, dessa forma, você possui garantias de que não vai sair no prejuízo.

O valor de crédito só deve ser definido depois de realizar a análise financeira sobre e a conclusão dessa análise deve levar em consideração o ramo de atividade da empresa, pois o ramo de mercado te dará uma base sobre uma possível estabilidade do negócio do seu cliente.

No sistema da Mainô, é muito fácil configurar o limite e garantir que as suas vendas nunca ultrapassem o que foi definido para cada cliente, ou se preferir, pode ser configurado um padrão para toda base.

Para utilizar o limite de crédito padrão para todos os clientes, é só acessar menu Usuários, submenu Configurações, na opção Crédito de Clientes em seguida Limite de Crédito para Vendas.

Nesta tela você vai encontrar duas funções com os nomes de Habilitar limite de crédito para vendas a prazo e Habilitar limite de crédito para todas as vendas.

Se você selecionar Habilitar limite de crédito para vendas a prazo, toda venda que tenha parcelas serão consideradas do total do limite estabelecido para aquele cliente ou para base. Isso quer dizer que o sistema só vai olhar pro valor que o cliente tem de crédito e vai considerar somente essa operação.

Caso a escolha seja a opção de Habilitar limite de crédito para todas as vendas, o sistema vai identificar o quanto aquele cliente pode cobrar, mesmo que seja à vista.

Nessa tela, você pode definir o valor para todos os clientes cadastrados no CRM. Mas, isso não impede que você defina um valor diferente dentro do cadastro do cliente no menu CRM.

Por último, ainda nesta tela você também pode ativar o bloqueio de pedidos e geração de NF-es para clientes que estiverem inadimplentes e a quantidade de dias para que o sistema faça essa consideração. Desse modo quando for realizado um pedido para um cliente inadimplente o sistema fará uma validação e apenas o usuário administrador ou usuários com permissão de administração poderão liberar essa venda através dessa opção no pedido.

Agora que já falamos como pode ser feita a definição de um valor de limite para todos os cadastros da base, vou te mostrar como preencher por cliente.

Acesse o menu CRM, submenu Empresas e Pessoas, selecione o cliente e clique na aba Parâmetros. Assim que estiver dentro dessa aba, clique em Alterar para habilitar a edição dos campos e em seguida clique em Limite de crédito.

Depois de realizar esse passo, o sistema vai considerar o crédito para os seus clientes toda vez que vocês adicionarem uma cobrança no pedido de venda.

Espero ter ajudado!

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