Formas de comissão no Mainô

Entenda como funciona o comissionamento dentro do Mainô e como configurá-lo

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Se você trabalha com comissionamento de venda, saiba que aqui no Mainô você consegue calculá-lo de três formas:

  1. Comissão por Representante: esta opção indica que cada representante possui um percentual fixo de comissão, independente do produto ou das condições negociadas. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no cadastro do representante;

  2. Comissão por Produto: o percentual de comissão é definido pelo produto, e não por representante. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no cadastro do produto;

  3. Comissão por Pedido de Venda: Esta opção indica que não existe um padrão pré-definido, ou seja, a cada pedido de venda o usuário deverá definir o percentual de comissão. Ao selecionar esta opção o percentual de comissão será informado no pedido de venda.

Agora que você já entendeu quais opções você possui, vamos entender como habilitar e configurar cada uma delas.

1ª Parte - Configurando o comissionamento adotado pelo sistema

Para começar, vamos determinar qual vai ser a forma que o sistema adotará para fazer o seu cálculo, por isso, vá em Usuário > Configurações > Pedido de Venda > Tipos de Comissionamento > Escolha uma das opções acima (Conforme vídeo a seguir)

Além de determinar como o cálculo será feito, é importante informar ao sistema qual a composição que ele deve considerar, se apenas o valor total dos produtos ou se considerará o valor total dos produtos + o IPI. Para isso, basta selecionar a opção adequada no campo “Base de Cálculo da Comissão”.

2ª Parte - Configurando o tipo de comissionamento adotado

1) Por pedido de venda:

Com esta configuração, ao digitar/alterar um pedido de venda, aparecerá na aba de “Informações Gerais” do pedido, um campo onde será possível informar o percentual a ser adotado para aquele pedido.

2) Por produto:

Já com esta opção configurada, você deve determinar o percentual de comissão atribuído a determinado produto, dentro de seu cadastro no estoque. Para isto, basta que você informe o percentual no campo “Comissão do Rep.”, disponível na aba “Cadastro Básico” do cadastro/alteração do produto.

3) Por representante:

Com esta opção habilitada, você deverá informar o valor do percentual de comissionamento diretamente no cadastro de seu usuário representante. Para saber como cadastrar ou alterar um usuário representante, clique aqui.

Prontinho, agora que você já informou ao Mainô quais são os critérios que serão adotados para o cálculo de comissionamento, é só deixar que ele faça todo o trabalho. Clique aqui para saber como emitir um relatório de pedidos e comissões.

Espero tê-lo ajudado. Até a próxima! :D

Respondeu à sua pergunta?