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Como funciona o Rastreamento de embarque?
Como funciona o Rastreamento de embarque?

Saiba como utilizar a funcionalidade de rastreamento de embarque e acompanhe suas rotas em tempo real.

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Escrito por Leonardo Fonseca
Atualizado há mais de uma semana

O Rastreamento de Embarque é uma funcionalidade beta disponível apenas para clientes selecionados, por enquanto. Seu lançamento oficial será feito em breve.

O processo de importação envolve etapas muito importantes e que precisam de atenção para que tudo ocorra bem. Pensando nisso, o Mainô possui a funcionalidade de Rastreamento de embarque, onde o usuário importador pode acompanhar a rota dos seus embarques marítimos instantaneamente com alertas de cargas, desde o seu embarque no exterior até a última etapa da liberação aduaneira.


1) Como funciona o Rastreamento de embarque?

Após ativar a funcionalidade na sua conta, clique no menu Comex > Rastreamento de Embarque. Para iniciar o rastreamento, é preciso ter o número do container da carga, pois é com ele que o sistema tem acesso a toda informação logística.

Após o cadastro do embarque, as atualizações serão feitas automaticamente, sem precisar de qualquer ação manual.

2) Quais são as informações que consigo acompanhar pelo rastreamento?

O rastreamento é feito por cargas em modal de transporte marítimo através do número do container, então as informações liberadas são apenas informações logísticas da carga.

Pelo número do container, é possível visualizar informações como: status, linha do tempo, ETA, Navio, IMO do Navio e sua localização no mapa. Tudo em tempo real!

Importante: as informações logísticas não são as informações aduaneiras

3) Como conseguir o número do container?

O número do container é liberado antes da carga ser embarcada e pode ser localizado no documento do BL - Bill of Lading. Se não existir um campo próprio pra ele, ele pode ser localizado no campo destinado para marcação e números.

Exemplo:

O código do container é formado por 4 (quatro) letras e 7 (sete) números.
Ex: ABCD1234567.

4) Dados da listagem de embarques

Na listagem de embarque é possível ver os dados de: número do container, CE, ETA, País e porto de origem, País e porto de destino, status atual do embarque e processo (caso seja selecionado).

5) Como acompanhar a atualização dos status do embarque?

Quando o status do embarque é atualizado, o sistema cria uma notificação de alerta no menu de Novidades do sistema, como pode ser visto na imagem abaixo.

Além disso, é enviado um e-mail sobre a atualização do status e da data de ETA para o usuário administrador e qualquer outro usuário que tenha acesso à funcionalidade.

6) Quais são os status disponíveis?

Confira abaixo quais são os status de logística internacional.


Status disponíveis de logística internacional

  • Aguardando Carregamento no Navio;

  • Carregado a bordo;

  • Saída do Navio;

  • Descarregado no Porto de Transbordo;

  • Carregado no Porto de Transbordo;

  • Chegada do Navio;

  • Descarregado no Porto de Destino;

  • Não Encontrado;

  • Container Vazio Retirado;

  • Container Coletado na Origem;

  • Chegada Porto de Carregamento;

  • Trânsito Terrestre;

  • Transbordo Navio;

  • Chegada Porto Transbordo;

  • Atraso Transbordo;

  • Saída Porto Transbordo;

  • Entregue para Transporte;

  • Entrega Concluída;

  • Container Vazio Devolvido.


7) Vínculo com o processo

Outra possibilidade na funcionalidade é a de vincular o container cadastrado ao processo onde consta as outras informações relacionadas ao processo de importação/exportação da mercadoria.

O vínculo é feito no momento do cadastro do container, onde você poderá selecionar o processo desejado, como pode ser visto no exemplo abaixo. As informações do container serão atualizadas dentro do processo depois que o processo for vinculado ao rastreamento de embarque.

Você também pode vincular um processo mesmo depois do container estar cadastrado no sistema. Para isso basta clicar em seta ao lado de Visualizar > Vincular Processo.

8) Como funciona as atualizações das informações?

As informações de CE e DI costumam ficar disponíveis quando o embarque está bem perto de ser descarregado no porto do destino, então suas informações são atualizadas apenas depois de alguns status.

A data de ETA também é uma informação que pode ser atualizada no decorrer do tráfego do container durante o embarque.

9) Acompanhamento da rota do container no navio

Após o cadastro do container é possível ver em um mapa todo o caminho do container através da rota do navio, mostrando o ponto de partida do porto de origem até o ponto final no porto de destino, além da localização atual do container.

10) Relatório em excel dos rastreamentos

Você também consegue extrair um relatório em excel com todos os dados de rastreamento do containers cadastrados. Para isso, basta clicar no ícone do excel, como você pode ver na imagem abaixo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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