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Mainô Marketplaces | Passo a passo para começar a utilizar
Mainô Marketplaces | Passo a passo para começar a utilizar

Saiba como configurar e fazer integrações com os marketplaces mais acessados do Brasil

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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Se você chegou até aqui, imaginamos que já conheça nossa plataforma de Marketplaces e como ela pode beneficiar a sua empresa. Caso ainda não, te aconselhamos a dar uma olhada aqui: Mainô Marketplaces: O que é e como pode me ajudar?

Agora que você já tomou a decisão de facilitar suas vendas online por meio do Mainô, vamos te ajudar a dar os primeiros passos para começar a utilizar a ferramenta.

1) Configurações gerais

Ao acessar o HUB de Marketplaces, a primeira coisa a ser feita é clicar na aba de Configurações gerais.

Nesta tela você deve preencher o Token API. Esta é uma informação que você obtém acessando o sistema Mainô > Usuário > Configurações > Integrações > Chave para Web Services.

O campo Tag dos produtos no Mainô deve ser utilizado somente quando você deseja limitar quais produtos o HUB deve puxar do estoque no Mainô. No geral não é preciso utilizar este campo pois, mesmo que o HUB puxe todos os seus produtos do estoque, somente os que você selecionar serão enviados ao Marketplace. Mas fica tranquilo, daqui a pouco falaremos mais sobre isso! 😉

Já no campo E-mail do representante para baixa das vendas, é preciso informar o e-mail de algum usuário cadastrado no Mainô com o papel de representante.

Por fim, caso você deseje que o valor IPI seja incluído no preço total dos produtos, você pode selecionar a opção.

2) Canais de venda:

O segundo passo é configurar os canais de venda que você já usa (ou deseja usar), acessando Canais de venda > Novo canal. Nesta tela, basta preencher o nome do canal, selecioná-lo e salvar.

Automaticamente você será direcionado a uma nova tela, onde será preciso preencher mais alguns campos que variam de acordo com o canal de vendas selecionado. Realizados os devidos preenchimentos, é só salvar!

3) Gestão de preços e Setores de Estoque:

Antes de avançarmos para a próxima etapa é essencial que você crie pelo menos uma tabela de preços e um setor de estoque. Caso você deseje fazer uma separação de diferentes valores e quantidades de produto em estoque para cada canal de venda, você pode criar mais de uma tabela de preços e setor de estoque, caso contrário, somente um de cada já é o bastante.

Primeiro, acesse o menu Gestão de preços > Nova tabela. Defina um nome para sua tabela e selecione Fixo para definir que o valor dos seus produtos será o mesmo que está cadastrado no seu estoque no Mainô, ou Fórmula caso queira definir o valor dos produtos de forma mais específica e diferente.

Depois, acesse o menu Setores de estoque > Nova tabela > defina um nome para o setor e clique em Ok.

4) Integrações

Agora é hora de configurar as suas integrações. Clicando em Nova integração você verá os canais que configurou na etapa 2 deste artigo. Selecione o que você deseja integrar e preencha as informações necessárias clicando em Criar nova integração.

Selecione a tabela de preço e o setor de estoque criados anteriormente e salve.

Você verá que após salvar a integração, ela aparecerá com o status de “Parada”.

Agora é uma ótima oportunidade para dar uma olhada no seu estoque e deixar as informações dos seus produtos do modo que você deseja. No Mainô, ao acessar o menu Estoque > Produtos em estoque, no produto que deseja alterar > clique na seta ao lado de Visualizar > Alterar.

Na aba "E-commerce", você poderá preencher as informações específicas que serão enviadas ao Marketplace. Como cada canal de venda possui suas próprias exigências, separamos um passo a passo para cada uma delas.

Após seguir as orientações e alterar os cadastros de produtos no estoque, volta aqui neste artigo e continuaremos te orientando, tudo bem?! 😉

Agora que os produtos já foram atualizados você pode “dar play” na integração com o Marketplace escolhido!

Caso você já tenha produtos publicados em sua loja no Marketplace, é hora de correlacioná-los aos produtos no estoque Mainô. Separamos este artigo para te ajudar:

Já, caso sua loja no Marketplace ainda esteja vazia, você pode enviar os produtos do Mainô para lá. Para isso, é só acessar o HUB > Produtos. Nesta tela serão apresentados todos os seus produtos em estoque. Selecione os produtos que deseja, e também a integração para a qual eles serão enviados e clique em Enviar.

Os produtos passam por uma validação das exigências da sua loja e caso algo esteja incorreto, o envio não será realizado. Para checar as validações, selecione a integração e clique em seta ao lado de Enviar > Checar produtos.

Será apresentada uma tela mostrando o status dos produtos. Aqueles que não tiverem pendências estarão como Publicados. Já os produtos que tiverem alguma pendência, terão um status com a quantidade de erros que precisarão ser corrigidos.

Clicando no status você conseguirá visualizar com mais detalhes quais foram os erros.

Depois que fizer a correção das pendências no seu estoque no Mainô, é só marcar como resolvido. Em seguida, na parte superior direita, clique em Opções > Recarregar produtos para que os produtos sejam novamente enviados.

Estando tudo certo, os produtos serão publicados na sua loja no Marketplace escolhido dentro de alguns minutos. É só aguardar e conferir!

Na aba Produtos, você também consegue verificar todos os produtos que já foram publicados, além de conferir os preços e quantidades em estoque.

Agora você o seu negócio está pronto para começar a aproveitar ao máximo o que o Mainô Marketplaces tem a oferecer!


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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