O que você vai aprender neste artigo?
Entender como gerar uma NF-e por encomenda.
1. Quando usar uma NF-e por encomenda?
A NF-e de saída por encomenda é, de forma simples, a Nota Fiscal eletrônica de saída utilizada nas operações de industrialização por encomenda (industrialização por conta de terceiros). Ela serve para ser utilizada como uma remessa de insumos enviados ao industrializador e/ou o retorno dos produtos industrializados, sempre com os CFOPs adequados a esse tipo de operação (por exemplo: 5.901, 5.902, 5.124, entre outros, conforme o caso).
Ou seja: não se trata de um “tipo especial” de NF-e. É uma NF-e de saída comum, porém emitida com natureza de operação específica e CFOP próprio para industrialização por encomenda, garantindo o correto enquadramento fiscal da movimentação entre o encomendante e o industrializador.
2. Como gerar uma NF-e de encomenda no sistema?
Para gerar a sua NF-e, siga os passos abaixo:
Vá ao menu Estoque > Produtos
Selecione os produtos que deseja (nesse caso você pode filtrar por alguma NF-e de terceiro, DI, código e etc, para facilitar a seleção)
Clique em Gerar NF-e > NF-e por Encomenda.
O sistema te levará para a tela de criação da NF-e, preencha todas as informações necessárias e salve.
Pronto! Sua NF-e estará gerada!
Agora você poderá conferir a NF-e que foi feita pelo seguinte caminho:
Acesse o menu Fiscal > Notas fiscais;
Clique em Finalizar na NF-e e, em seguida, clique na seta ao lado de Transmitir > Prévia DANFE para visualizar a DANFE da NF-e antes da transmissão.
Importante: É necessário que seus produtos possuam pelo menos uma nota fiscal de entrada de importação vinculada a eles para que você consiga gerar a NF-e por encomenda.
Até a próxima!


