Uma das vantagens do sistema Mainô é que ele realiza o rateio dos impostos sobre os produtos. Alguns impostos, como ICMS, e taxas, como o Siscomex, são rateados de acordo com a contribuição do valor ou peso de cada produto da DI, ou seja, é feita uma média ponderada.
O sistema permite escolher se o rateio será feito por peso ou por valor em determinadas taxas nas configurações das Operações de Importação.
Caso não sejam feitas alterações, o padrão de rateio do sistema é:
Fator de rateio do frete nos produtos - Peso
Fator de rateio da capatazia nos produtos - Peso
Fator de rateio do AFRMM nos produtos - Peso
Fator de rateio da Taxa Siscomex nos produtos - Peso
Em outros impostos, como II, IPI, PIS e COFINS, é realizado um rateio para cada adição. Ou seja, o tributo da adição é rateado de acordo com a contribuição do mesmo dentro de sua adição. Já o frete, quando o peso líquido dos produtos é informado e o frete é Collect, é rateado de acordo com a contribuição do peso do produto sobre o peso total.
Entretanto, muitos clientes nos perguntam como é composto o valor dos produtos, tanto na NF-e de entrada quanto no estoque e porque os valores são diferentes.
Vamos à explicação:
Como é composto o valor dos produtos na NF-e de Entrada
Existe um entendimento que o valor dos produtos na NF-e deve ser a base de cálculo do IPI. Sendo assim, a base de cálculo do IPI na importação é CIF + II. Por isso, o valor dos produtos na NF-e de entrada é CIF + II.
Importante: Há uma configuração que permite que o II destaque em campo próprio e não some no valor dos produtos. Desse modo, o valor dos produtos será apenas o CIF.
Como é composto o valor dos produtos no estoque
Caso o mesmo valor dos produtos que está na NF-e de Entrada fosse o valor do estoque, não estaríamos considerando outros tributos como custo, o que seria um erro. Sendo assim, o custo do produto é igual ao valor total da NF-e.
Para tirar a prova, vá ao Estoque>Produtos em estoque, no filtro altere o campo "Registro por página" para 500, selecione a sua NF-e de entrada, marque a saída em Excel e clique em Filtrar.
Feito isso, será gerado um relatório em Excel onde você pode identificar a coluna Total Entrada R$, que mostrará custo total da entrada de cada produto. Repare que o somatório dos valores é igual ao valor da NF-e de entrada.
Mas porque tem a coluna "Total Produtos" e a coluna "Total Entrada"? Qual a diferença entre elas?
Ao guardar o custo do produto, separamos o custo sem o IPI e o custo com o IPI. A coluna "Total Produtos" corresponde ao custo do produto sem o IPI, já a coluna "Total Entrada" corresponde ao custo do produto com o IPI.
Fazemos isso porque alguns clientes não o consideram o IPI como custo. Sendo assim, ao definir o preço de venda dos produtos pelo custo, esse cliente tem a opção de atribuir a margem de lucro sobre o custo sem IPI marcando a opção "Aplica apenas sobre valor dos produtos (sem IPI)".
Não sabe como definir os preços de venda dos seus produtos? Clique no botão abaixo:
Espero ter ajudado! Até a próxima! 😄
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