Esta rejeição ocorre sempre que uma NF-e for emitida com a Inscrição Estadual do destinatário (IE) inválida. Este erro pode estar associado a diversos motivos, como:
a) quantidade de caracteres numéricos superior ou menor que o recomendado
(2 e 14 caracteres numéricos);
b) posicionamento errado de algum número;
c) dígito verificador incorreto.
Como resolver?
O primeiro passo é acessar o cadastro do seu cliente lá em CRM > Empresas e Pessoas, e verificar se a IE cadastrada está de acordo com o cadastro no SINTEGRA;
Consultar uma Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA, siga os passos:
1 - Acesse o site do SINTEGRA, disponível no link: http://www.sintegra.gov.br/
2 - No Mapa do Brasil exibido, ou na lista de Estados à direita, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada:
3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF, e clique em consultar(*É importante frisar que cada Estado possui seu próprio layout de consulta.)
4- Em seguida, a página exibirá as informações de cadastro para sua conferência/atualização.
Consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC).
1 - Acesse o site do Portal da NF-e, disponível no link: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFE/CCC
2 - Selecione a UF onde encontra-se cadastrado o CNPJ do Contribuinte ou Inscrição Estadual e preencha os campos de pesquisa com a informação correspondente, além disso, selecione o Ambiente de Processamento (Produção ou Homologação), resolva o captcha e clique em pesquisar.
O resultado será exibido logo abaixo, onde é possível verificar se a empresa encontra-se habilitada para emissão e o vínculo entre CNPJ e IE.
Por fim, faça a alteração/atualização da IE no cadastro do seu cliente, clicando em “Alterar”, no lado esquerdo da tela de consulta.
Passe o mouse sobre a linha pontilhada, informe os dados corretos e clique no botão de “check” para confirmar.
Agora você pode voltar para a sua nota fiscal e fazer nova transmissão. =D