Por definição da Receita Federal na criação do leiaute da NF-e, tanto o valor do frete quanto o valor de outras despesas estão vinculados a cada produto da nota fiscal. Isso significa que cada item deverá conter um valor de frete e um valor de outras despesas, e o valor exibido no DANFE é, obrigatoriamente, a soma dos valores de todos os itens da nota fiscal.

Existe alguma forma de eu informar o valor total e o sistema ratear entre os itens?

Uma situação muito comum é quando você sabe o valor do frete (ou de outras despesas) total da nota, e não deseja informar item a item, seja por desconhecimento do valor desmembrado por item ou por praticidade. A boa notícia é que esse processo pode ser feito quando a nota é feita por pedido de venda.

Para isso, vá no seu pedido de venda e clique na opção de Transporte / outros. Ao clicar nessa aba, verifique que existem os campos Frete e Outras despesas. Informe o VALOR TOTAL nesses campos.

Após isso, faça o pedido normalmente. Ao finalizar o pedido de venda e gerar a NF-e, o sistema automaticamente fará o rateio dos valores entre os itens.

Como alterar o valor do frete ou de outras despesas, item a item, numa nota fiscal?

Para destacar o valor do frete ou o valor de outras despesas em uma nota fiscal, você deverá ir na sua nota fiscal e clicar em seta ao lado de Finalizar>Produtos.

Em seguida, o sistema exibirá todos os produtos daquela NF-e. Vá em seta ao lado de Finalizar>Alterar.

Procure os campos Despesas Acessórias e Frete e informe o valor desejado. Em seguida, clique em Salvar.

Importante: Lembre-se que você está informando o valor correspondente a um único item na nota fiscal.

Agora repita esse mesmo procedimento para todos os produtos da Nota Fiscal.
Você será redirecionado para a página de Notas Fiscais. Para conferir a NF-e, clique em finalizar e depois em seta ao lado de Transmitir>Prévia DANFE, estando de acordo, pode transmiti-la. Em caso de dúvida, fale com seu contador.

Encontrou sua resposta?