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Como fazer a escrituração de CT-e?
Como fazer a escrituração de CT-e?

Aprenda a escriturar as suas CT-es para geração do seu SPED

Mariana Pão avatar
Escrito por Mariana Pão
Atualizado há mais de uma semana

A CT-e é o documento de Conhecimento de Transporte eletrônico, o qual registra a prestação de serviço de transporte de mercadorias. A sua escrituração é essencial para a geração do SPED e, por isso, viemos te auxiliar a como fazer essa escrituração aqui pelo Mainô.

No menu Fiscal > Escrituração de CT-e, você encontra o controle desses documentos aqui no sistema.

1º Passo:
É preciso que tenha o cadastro do documento e, para isso, você consegue importar diretamente o XML da CT-e, na seta ao lado de Cadastrar > Importar XML da CT-e (exemplo abaixo). Assim, o sistema lê o XML e preenche a escrituração automaticamente. Nesse caso, você só precisa verificar se falta o preenchimento de alguma informação que não tenha vindo no XML.

Mas, caso você não tenha o XML, você consegue cadastrá-la aqui clicando no botão "Cadastrar" (exemplo na imagem acima). Na página de cadastro você consegue inserir o tipo de escrituração (CT-e) e cadastrar as informações do documento:

  • Código da Situação Tributária do ICMS, IPI, PIS, COFINS;

  • CFOP;

  • ICMS de origem (origem da mercadoria);

  • Indicador do tipo de operação (se foi uma aquisição ou prestação de serviço);

  • Indicador do emitente do documento (se a CT-e foi emitida pela sua empresa ou por terceiros);

  • Fornecedor;

  • Código da situação do documento fiscal;

  • Informações do documento fiscal, como: série, subsérie, número, chave, data de emissão, data da prestação de serviço, tipo de CT-e, UF e Município de origem e destino.

2º Passo:

Depois, você precisa preencher os dados sobre os fretes, selecionando o tipo de frete:

E preencher os valores, alíquotas e Base de Cálculo dos impostos da operação, além da natureza do frete contratado e o código da BC do crédito:

No fim da tela, é preciso registrar o serviço, indicando o código, o valor e caso tenha tido outros valores, como o exemplo abaixo:

3º Passo:

Para finalizar, é só clicar em “Salvar” e a sua CT-e estará escriturada!

No menu Fiscal > Escrituração de CT-e, você consegue ter o controle de todos os documentos registrados, conseguindo alterá-los, apagá-los ou criar uma conta a pagar vinculada a CT-e (na seta ao lado de Alterar > Criar conta a pagar).

Espero que esse artigo tenha te ajudado na escrituração das CT-es para emissão do seu SPED. Mas, caso ainda tenha algumas dúvidas, saiba que nosso suporte está disponível para te auxiliar nesse procedimento.

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