O que é CFOP?

Saiba o que é esse código tão importante nos processos fiscais.

Higor Paiva avatar
Escrito por Higor Paiva
Atualizado há mais de uma semana

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) trata-se de uma numeração que diz respeito à natureza da operação de um documento fiscal. Ela é composta por quatro dígitos, com o primeiro indicando a regionalidade da operação (intermunicipal, interestadual ou Internacional). Já os outros três números revelam a modalidade da operação fiscal, sendo fixos para cada operação.

Exemplo:

CFOP 1011

  • 1: Entrada ou aquisição de serviço de dentro do estado.

  • 011: Compra para industrialização.

No sistema Mainô, em algumas ocasiões, o CFOP pode ser parametrizado especificamente para um stakeholder. Basta ir até ao menu CRM > Empresas e Pessoas > Novo, e após o cadastro do mesmo, clicar em "Parametrizar".

Outra maneira de realizar esse procedimento é pelo menu Fiscal > Parametrizações por NCM > Cadastrar.

É possível também alterar o CFOP após a geração da nota. Para isso, vá até o menu Fiscal > NF-es emitidas, vá até a nota desejada e clique na seta ao lado de Transmitir > Reabrir.

Depois de reabrir a nota, o botão vai virar de "Transmitir" para "Finalizar". Clique na seta ao lado de Finalizar > Alterar.

Na página seguinte, vá até a opção de CFOP e faça a alteração desejada. Uma barra de pesquisa irá aparecer, basta digita o código.

⚠️ Importante!

A indicação da numeração correta do CFOP é de extrema importância pois ela evidenciará se a operação é de compra, venda, transferência, devolução ou armazenagem, por exemplo. Sendo assim, escolha o CFOP adequando em conjunto com a sua contabilidade.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?