Todas as coleções
Fiscal
Notas fiscais
Como fazer uma NF-e de doação, bonificação ou brinde?
Como fazer uma NF-e de doação, bonificação ou brinde?

Veja o passo a passo para a emissão desse tipo de nota fiscal.

Guilherme Valcacer avatar
Escrito por Guilherme Valcacer
Atualizado há mais de uma semana

A NF-e de doação, bonificação ou brinde é utilizada quando o emissor deseja transferir gratuitamente algum produto que está em sua posse. Normalmente essa operação tem incidência de ICMS e IPI, porém existem casos em que ela é isenta de tributação. Assim, é necessário verificar junto a contabilidade da sua empresa para que possam informar o melhor enquadramento fiscal.

Para criar uma NF-e de doação, bonificação ou brinde na Mainô é necessário seguir os seguintes passos:

Passo 1: Produtos no estoque

É necessário ter os produtos em estoque para realizar essa ação, então caso ainda não saiba como realizar a entrada de produtos no sistema, acesse o link abaixo.

Passo 2: Criando a NF-e

Agora você deve ir no menu Fiscal>NF-e emitidas, clicar em Nova NF-e>Outras notas.

Você será redirecionado para a página da Criação da NF-e, onde irá preencher as informações de acordo com o que você deseja. O preenchimento do CFOP pode ser 5910 ou 6910, sendo o de início 5 para operações de dentro do estado, e o de início 6 para operações de fora do estado.

Depois de todas informações preenchidas basta clicar em "Salvar". Você será redirecionado para a página com todas as informações, lá deverá clicar na seta ao lado de Finalizar > Produtos.

Na tela de produtos da NF-e, você vai inserir o produto desejado.

Após selecionar o produto desejado, clique em parametrizar. A NF-e de doação, bonificação ou brinde, deve ser parametrizada conforme instruído por sua contabilidade, com as informações de situação tributária de cada imposto e suas respectivas porcentagens de alíquota.

Depois, clique em "Voltar".

Finalize a NF-e e verifique a prévia DANFE, se está de acordo com as parametrizações.

Com todas as informações corretas, basta clicar em "Transmitir".

Pronto! A sua NF-e de doação, bonificação ou brinde, será transmitida para a SEFAZ e você poderá realizar a movimentação das mercadorias!

Caso você faça essa operação com recorrência é possível cadastrar uma parametrização por operação com as parametrizações apresentadas no passo a passo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?