Certamente você já deve ter lido ou ouvido falar do termo conciliação bancária. Pode até ser que a sua empresa nunca tenha lançado mão desse recurso, mas com certeza o seu contador sabe exatamente o que é isso. Uma conciliação bancária é, simplesmente, a conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.

A ideia por trás desse procedimento é verificar se internamente as contas estão de acordo com os dados externos. É uma oportunidade para conferir se há ou não algum tipo de divergência, possibilitando checar e até mesmo corrigir dados incorretos caso necessário.

Para começar a usar a conciliação bancária, primeiro é preciso migrar o seu plano de contas.

Como Migrar o Plano de Contas

Se você não tem a conciliação bancária habilitada ainda, será necessário primeiro configurar seu plano de contas, caso necessário, e migrar dos tipos de contas a pagar e tipos de receitas para o plano de contas.

Para migrar para o plano de contas, acesse o menu Financeiro >Plano de contas, lá terá a opção de habilitar a funcionalidade, depois só será necessário escolher a qual conta do plano de contas se refere o tipo de conta a pagar ou tipo de receita, e depois clicar em salvar.

Depois disso, basta importar o seu extrato bancário e começar a fazer a conciliação bancária. Para isso, vamos listar alguns passos:

1 - Importar o extrato bancário.

Acesse o menu Financeiro>Extratos bancários e clique no botão azul importar, você será direcionado para uma tela onde deve selecionar a conta corrente correspondente a esse extrato e ao lado terá a opção de selecionar o arquivo do extrato, feito isso clique em salvar.
Nessa tela de extratos bancários você verá a listagem de extratos onde pode visualizar todos os extratos importados e acessar todas as linhas importadas, as linhas conciliadas ou não conciliadas.

2 - Conciliando linhas do extrato bancário.

Para acessar as linhas não conciliadas do extrato clique em visualizar linhas. Chegando nesse menu você pode marcar no filtro para que apareçam somente as linhas não conciliadas.

Feito isso basta clicar em buscar lançamentos, e selecionar a cobrança que você vai fazer a conciliação.

3 - Como conciliar uma linha do extrato bancário que não tem lançamentos equivalentes no sistema.

Se ao tentar conciliar uma linha, realmente não existir aquele lançamento no sistema, então clique em “Nova conta a pagar” ou "Nova conta a receber", de acordo com o tipo de movimentação e cadastre ele no sistema. Você poderá preencher: plano de contas, fornecedor/Cliente, Forma de pagamento, descrição (vem preenchido com a descrição do extrato, porém pode ser alterado) e Observações. Depois de preenchido clique em salvar, e logo em seguida esse lançamento aparecerá em sugestões para que você selecione para conciliar.

4 - Como transferir o valor de uma linha no extrato para outra conta.

Outra opção que você tem é de transferir o valor da linha para uma outra conta cadastrada no sistema, para isso só será necessário clicar em transferência mesma titularidade, então terá a opção de escolher a conta de destino e colocar uma observação, feito isso é só clicar em transferir.

Caso queira consultar as transferências feitas acesse o menu Financeiro > Transferências.

5 - Criando lançamentos constantes na conciliação bancária.

Existem aqueles lançamentos que se repetem todo mês no seu extrato, como tarifas bancárias, aplicações automáticas entre outros. Para lhe auxiliar nesses casos, criamos uma opção de cadastrar lançamentos automáticos com base na descrição da linha do extrato. Para isso acesse o menu Financeiro > Config. Lançamento Automático e então clique em Cadastrar.

Selecione as opções referentes ao lançamento (Conta Corrente, Status, Plano de Conta, Forma de movimentação, Moeda e Descrição) e em seguida preencha o Trecho localizador no extrato bancário*, para que sempre que o sistema identificar essa descrição no extrato, o transforme em um novo lançamento.

*O Trecho localizador no extrato bancário é a descrição do lançamento que pode ser visto na aba Financeiro > Extratos Bancários e apertando visualizar linhas.

6 - Visualizando linhas conciliadas na conciliação bancária.

Caso deseje ver as linhas conciliadas do seu estrato acesse o menu Financeiro> extratos bancários e clique em visualizar linhas, e no filtro basta marcar a opção somente linhas conciliadas.

Você também poderá clicar em visualizar conciliação, para verificar com qual cobrança extrato foi conciliado, e caso seja necessário desfazer a conciliação, clique em Desconciliar o sistema perguntará se deseja realmente fazer isso, caso clique em OK, ele voltará essa linha para linhas não conciliadas, e o status desse(s) lançamento(s) deixará de ser “Conciliado” e voltará para “Lançado”.

OBS: um extrato só pode ser excluído se todas as linhas estiverem desconciliadas.

Pronto, agora seu extrato bancário está conciliado com as suas contas a receber e a pagar do nosso sistema. ;D

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