Essa rejeição ocorre quando for emitida uma NF-e para um Destinatário identificado como Isento (indIEDest = 2) ou Não Contribuinte (indIEDest = 9), que possui Inscrição Estadual (IE) ativa no seu Estado (UF) e essa não for informada em seus Dados, será retornado a rejeição "232 - IE do destinatário não informada".

Veja a regra de validação da Sefaz:

Como Resolver?

Deve-se informar a Inscrição Estadual no cadastro do seu cliente no menu CRM > Empresas e Pessoas do sistema.

Caso o seu cliente não tenha te passado essa informação, você pode consultar a Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA, siga os passos:

1 - Acesse o site do SINTEGRA:

2 - No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) do seu cliente onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita:

3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

  • Clique em Consultar.

4 - Em seguida, será exibida as informações do cadastro.

Você também pode consultar uma Inscrição Estadual no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC), siga os passos:

1 - Acesse o site : https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFE/CCC

2 - Selecione a UF onde encontra-se cadastrado o CNPJ do Contribuinte e preencha os campos de pesquisa com a informação correspondente, além disso, selecione o Ambiente de Processamento, Produção ou Homologação.

  • Clique em Pesquisar.

3 - Será exibido o resultado abaixo, onde é possível verificar se a empresa encontra-se habilitada para emissão e o vínculo entre CNPJ e IE.

Por fim, faça a alteração da inscrição estadual no cadastro do destinatário, no menu CRM > Empresas e Pessoas, e transmita a NF-e novamente !

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