Esse artigo é para clientes que ainda não possuem nenhum certificado digital instalado. Se você já possui o certificado A1 instalado na sua conta e quer migrar para o A3, leia este artigo.

O certificado digital A3 possui estrutura física, pois fica armazenado em um token ou smartcard, podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado. A utilização do certificado A3 apresenta algumas limitações como por exemplo o não monitoramento de notas através do sistema.

Dito isso, para incluir o certificado digital A3 no sistema basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Em Dashboard, no menu de Usuário, selecione a opção Sem certificado.
  • Clique na opção de Certificado A3 e clique em Instalar.
  • Em seguida, selecione a opção Prosseguir.
  • Nesse momento, é necessário estar com o Token conectado na sua maquina. Será solicitado a instalação de uma extensão para seu navegador. A instalação desta extensão é fácil e segura.
  • Após a instalação da extensão, no campo Certificado, selecione o Token que estiver conectado na máquina. Em seguida, selecione o botão Salvar.


Pronto! O certificado A3 estará cadastrado no sistema. Você consegue confirmar o cadastro e a data de vencimento do certificado no menu de usuário.

Meu certificado digital não foi exibido, o que fazer?

Caso o certificado digital não seja exibido, tente desconectar o token, conectá-lo novamente e atualizar a tela. Em último caso, reconecte o token e repita todos os procedimentos acima. Verifique também se o drive da certificadora do token está instalado em seu computador. É muito importante que o drive da sua certificado esteja cadastrado no seu computador.

Caso a certificadora do seu token seja a Certisign, em seu site, eles possuem todos os drives de instalação de acordo com os modelos de token: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/tokens

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