As Informações Complementares são uma continuação da descrição do produto ou de informações importantes da nota, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita.

Com a rotina do fluxo comercial, é comum ter que repetir dados importantes do seu pedido de venda e fazer com que eles apareçam na nota fiscal. Para automatizar esse processo e agilizar a sua operação, a Mainô disponibiliza uma opção em que é possível - deixar essas informações pré-cadastradas. Você pode utilizar o campo de informações complementares para inserir dados importantes na sua Nota Fiscal como, por exemplo, um benefício fiscal ou o número do pedido de venda.

Para criar o cadastro padrão, basta ir ao menu Fiscal > Informações Complementares e clicar no botão CADASTRAR.

Na tela do cadastro das Informações complementares, é possível inserir variáveis (placeholders) para puxarem as informações da NF-e no momento da digitação, evitando alterações manuais.

Preencha o código, que pode ser numérico ou um nome para referência.

Preencha o texto da informação complementar, inserindo as variáveis de sua preferência.

Variáveis que podem ser inseridas no texto:

  • Pedido: número do pedido de venda
  • Nota fiscal: número da nota fiscal
  • Alíquota de aproveitamento de ICMS: Porcentagem de crédito de ICMS que o sistema vai calcular sobre o faturamento de empresas do Simples Nacional.
  • Base de cálculo ICMS: A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor.
  • Valor de aproveitamento ICMS: Valor em reais do crédito de ICMS aproveitado na operação de empresas do Simples Nacional.
  • Valor dos produtos: valor total dos produtos adicionados à nota.
  • Valor da nota fiscal: valor total da nota, incluindo impostos.
  • Valor do ICMS: Valor em reais do ICMS total da nota.

Depois, clique em “Salvar”. Pronto! As suas informações complementares já estão pré-configuradas e você poderá alterá-las ou apagá-las clicando na seta ao lado do botão Visualizar.

Utilizando as informações complementares:

O Botão de Informações Complementares aparece em várias partes do sistema:

  • Durante a criação de um orçamento ou pedido de venda;
  • No menu Operações > NF-es emitidas > Nova NF-e (de qualquer tipo), na parte de criação/alteração da NF-e em “Outras Informações Adicionais”.

Agora basta selecionar a informação desejada que o sistema vai puxar todas as informações de acordo com a sua pré-configuração.

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