Os arquivos de remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre o sistema e a sua instituição financeira. Os boletos cadastrados no sistema podem ser enviados para serem registrados pelo banco, e quando forem pagos, essa informação retorna para o sistema e baixa as cobranças em aberto. Esse processo pode ser feito por meio desses arquivos de remessa e retorno. Nesse artigo vamos aprender mais sobre essa operação e como utilizá-los.

Remessa: O arquivo de remessa vai levar as informações do sistema para o seu banco, e depois de gerado, precisa ser importado no site do seu banco. Cada banco possui dois padrões: o CNAB 240 e o CNAB 400.

Retorno: O arquivo de retorno vai trazer as informações de pagamentos feitas por meio do arquivo remessa, para que a baixa seja registrada no sistema.

O primeiro passo para habilitar é solicitar ao seu gerente de contas, ou no nosso suporte, a ativação dessa função. Feito isso, siga os passos para cadastrar a sua conta bancária no sistema. Basta ir ao menu Financeiro > Contas bancárias


Depois dessa etapa, clique em cadastrar e preencha as suas informações bancárias (número do banco, agência, conta e tipo de conta). Terminando as informações básicas, você vai clicar em "Utilizar como conta de cobrança".

Habilitando essa função, o sistema vai abrir os campos onde serão preenchidas as informações do seu banco para gerar o arquivo de remessa. Lembrando que essas informações devem ser solicitadas para sua instituição financeira.


Para saber como preencher as informações ao fazer o cadastro de conta e convênios dos bancos, clique no link abaixo:


Após preencher os dados da sua instituição e salvar, vá até o menu Contas Bancárias, clique em seta ao lado de Visualizar > Ativar remessas e retornos na sua conta bancária em questão.

Com a ativação da remessa e retorno realizada, o sistema vai estar pronto para gerar o arquivo de remessa. Mas para isso, você precisa do seu boleto cadastrado no sistema.

Gerando a remessa: selecione o boleto que será gerada a remessa, no canto esquerdo clique em Ações em massa > Gerar arquivo remessa.

A remessa contém todas as informações dos boletos que fizeram parte da geração dela para que o banco através desse arquivo consiga validar os boletos para pagamento. É possível verificar todos os arquivos de remessa gerados no menu Financeiro > Remessas e retornos. Assim você consegue realizar também o download dela.

Importando retorno

E finalmente, após os boletos serem pagos, basta gerar o arquivo de retorno no seu banco e importar no sistema pelo menu "Remessa e retornos", e na aba de retorno clicar em importar. Feito isso, a baixa será realizada nas cobranças que tiverem suas informações de pagamento contidas no arquivo de retorno.

🎥 VÍDEO: Remessa e retorno

Você também pode conferir em vídeo como fazer remessa e retorno no sistema Mainô.

Encontrou sua resposta?