Se você fez aquela compra de ativo para sua empresa, está pagando as prestações/aluguel das instalações ou precisa controlar o recebimento de venda de um ativo, a configuração de recorrência pode te ajudar nisso!

Nessa configuração, você vai encontrar os campos que vão te auxiliar a criar essa cobrança todo mês de forma automática, e você não vai precisar se preocupar em lançar esses dados no financeiro manualmente, pois na criação do lançamento tem a opção de quanto tempo o sistema deve criar dentro da base para automatizar seu processo financeiro.

Para utilizar essa configuração é só acessar o Menu Financeiro, Submenu Conf. de Recorrência, em seguida, clique em Cadastrar.

Agora é só preencher com as informações que você precisa, mas não se esqueça de selecionar se essa recorrência é referente a crédito ou débito, isso vai influenciar diretamente onde o sistema vai criar o lançamento, se vai ser na tela de contas a pagar ou receber. Débito = Pagamentos / Crédito = Recebimentos

*Os campos de preenchimento obrigatório são os que possuem asteriscos*

O preenchimento é super fácil, mas não se esqueça de preencher a informação de quando será o término dessa recorrência. Essa informação vai determinar por quanto tempo o sistema deve criar esse registro.

No caso do Término indeterminado, por padrão, o sistema deixa o provisionamento para 12 lançamentos futuros. Mas você pode configurar para até 36 lançamentos. Basta ir em Configurações>Financeiro.

E conforme essas cobranças vão tendo baixa, as próximas vão sendo geradas (de acordo com o tempo determinado na Recorrência).

Exclusão: ao excluir uma recorrência você pode escolher excluir também os lançamentos já criados ou somente a recorrência para que não tenha mais lançamentos criados.

OBS: se os lançamentos criados pela recorrência já estiverem liquidados eles não serão excluídos.

Alteração: ao alterar uma recorrência você pode escolher alterar também os lançamentos já criados ou somente as recorrência para os próximos lançamentos.

OBS: a alteração feita em lançamentos já criados não irá refletir em lançamentos liquidados, nesse caso, será criado um novo lançamento.


🎥 VÍDEO: Configurações de recorrência

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

Encontrou sua resposta?