Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesFinanceiroF.A.Q (Perguntas Frequentes)
Como cadastrar uma Recorrência no Financeiro?
Como cadastrar uma Recorrência no Financeiro?

Saiba como cadastrar cobranças recorrentes de forma automática no seu Financeiro.

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de 3 meses

Se você fez aquela compra de ativo para sua empresa, está pagando as prestações/aluguel das instalações ou precisa controlar o recebimento de venda de um ativo, a configuração de recorrência pode te ajudar!

Nessa configuração, você vai encontrar campos que vão te auxiliar a realizar esses lançamentos financeiros de forma automática, sem que você precise se preocupar em incluir esses dados no financeiro manualmente.

Para utilizar essa configuração é só acessar o menu usuário > cadastros > controle de recorrência. 

Preencha com as informações que você precisa, e selecione se essa recorrência é referente a crédito ou débito, isso vai influenciar diretamente onde o sistema vai criar o lançamento, se vai ser na tela de Recebimentos (crédito) ou Pagamentos (débito).

Os campos de preenchimento obrigatório são os que possuem asteriscos.

Não se esqueça de preencher também a informação referente ao término dessa recorrência. Isso vai determinar por quanto tempo o sistema vai realizar os lançamentos.

No caso do “Término indeterminado”, por padrão, o Mainô fará o provisionamento de 12 lançamentos futuros. E, conforme você der baixa nestes lançamentos, os próximos serão criados automaticamente pelo sistema.

Mas, caso prefira, você pode configurar para que o sistema provisione até 36 lançamentos. Basta acessar Usuário > Configurações > Financeiro.

Exclusão

Ao excluir uma recorrência você pode optar entre “Excluir somente a recorrência”, para que não sejam criados mais lançamentos, ou “Excluir recorrência e agendamos relacionados”. Escolhendo a última opção o sistema irá apagar também todos os lançamentos futuros que já haviam sido criados.

Obs: Se os lançamentos criados pela recorrência já estiverem liquidados, eles não serão excluídos.


Alteração

Ao alterar uma recorrência você também pode definir se deseja “Alterar os lançamentos em aberto”, ou seja, aqueles que já foram criados, ou “Alterar só os próximos lançamentos a serem criados”.

Obs: A alteração feita em lançamentos já criados não irá refletir em lançamentos liquidados, nesse caso, será criado um novo lançamento.


🎥 VÍDEO: Configurações de recorrência

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?