O centro de custo é uma ferramenta de gestão financeira que classifica os lançamentos financeiros da empresa, geralmente em setores, para melhorar o gerenciamento destes lançamentos e aprimorar a análise financeira.

A informação dos centros de custos também sai no relatório financeiro, o que possibilita que você analise suas movimentações financeiras com mais profundidade, ajudando a identificar quais departamentos ou projetos estão com mais ou menos gastos, além de diversos outros tipos de análises.

Para conhecer mais sobre o relatório financeiro, clique no botão abaixo:

Diferença do Centro de Custo para o Plano de Contas Financeiro

Por mais que o centro de custo e o plano de contas financeiro sejam parecidos, eles tem algumas características que os diferenciam.

O centro de custo é uma ferramenta utilizada para o aprimoramento da análise financeira, permitindo que você classifique suas movimentações de acordo com contexto da sua organização. Por exemplo, se há a necessidade de medir os gastos de cada departamento da sua empresa, a utilização do centro de custo é a ferramenta ideal para isso. Basta criar um centro de custo para cada departamento, e assim ter sua gestão financeira facilitada.

Já o plano de contas financeiro serve para organizar suas contas com um tipo especifico de receita ou despesa. Mesmo que o plano de contas também possa ter finalidade analítica, seu uso é diferente do centro de custo. Podemos usar como exemplo os planos de contas de Vendas de Produtos ou Despesas com Frete.

Para maiores conhecimentos sobre o plano de contas, acesse o artigo:

Planos de Contas: O que é e como utilizar?

Como cadastrar centros de custos

Para cadastrar os seus centros de custos, basta clicar no Módulo Financeiro e em Cadastros selecionar a opção Centros de Custos. Para cadastrar um centro de custo, basta selecionar a opção cadastrar, nomear o centro de custo e salvar.

Nesta tela você ainda pode fazer três operações, que são:

  • Alterar: Basta clicar no botão alterar e você vai poder renomear o centro de custo;

  • Inativar: Clicando na seta ao lado do botão de Alterar, basta selecionar a opção inativar. Com isso, o centro de custo não aparecerá no lançamento de contas.

  • Excluir: Clicando na seta ao lado do botão de Alterar, basta selecionar a opção de excluir. Isso excluirá o cadastro do centro do custo.

Com os centros de custos cadastrados, é possível vincula-los as movimentações financeiras. Para isso, é só clicar no campo de Centro de Custo quando estiver cadastrando uma cobrança, e selecionar o centro de custo desejado.

O campo Centro de custo fica disponível tanto na criação de cobranças manualmente nos menus Contas a receber e Contas a pagar, quanto na aba de cobranças nos orçamentos/pedidos de vendas ou faturas proformas/comerciais.

Eu espero que este artigo tenha te ajudado! =)

Encontrou sua resposta?