Todas as coleções
Importação
Nota Fiscal de Importação
Como fazer NF-e de entrada de importação com alíquotas diferentes na mesma DI?
Como fazer NF-e de entrada de importação com alíquotas diferentes na mesma DI?
Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Há casos em que é necessário informar alíquotas diferentes em cada adição da DI. No Mainô, é possível informar as alíquotas diferentes de forma simples ao importar o XML da sua DI. Para isso, basta que na edição da mesma, você procure o quadro “Descrição do ICMS”.

Selecione a opção “Informar por adição” e clique sobre o botão “. Abrirá um pop-up em sua tela contendo todas as adições do seu XML e você pode preencher individualmente as informações de cada adição de ambas as formas:

  • Informando a alíquota do ICMS e marcando a opção "Calcular o ICMS pelo sistema" (Deixe o campo valor total do ICMS em branco, o sistema fará o cálculo).

  • Informando a alíquota e o valor total do ICMS, deixando desmarcada a opção de calcular pelo sistema.

Dica: Para os casos em que existem muitas adições na DI, você pode informar no campo que precede as adições a alíquota que será utilizada na maioria das adições e marcar pro sistema calcular. Assim, o sistema replicará essas informações e será necessário alterar apenas a alíquota nas adições em que difere da maioria.

Feito isso, basta salvar e prosseguir com o preenchimento da sua DI. Para mais detalhes sobre esse processo, acesse o link abaixo:


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?