Emitir uma nota de entrada através de uma Declaração de Importação é sem dúvida a maneira mais rápida possível. De posse do arquivo do XML do Siscomex, e devidamente autenticado no sistema, acesse "Comex > Declaração de Importação" e, em seguida, selecione o botão "Importar XML da DI".

O sistema irá exibir uma tela solicitando o arquivo XML com os dados da DI do Siscomex. Busque o arquivo e selecione o botão "Salvar".

O sistema apresentará um resumo da Declaração de importação com todas as informações do XML. Sendo necessário o preenchimento de apenas alguns campos que são obrigatórios mas não constam no XML como por exemplo o valor do ICMS.

Descrição do ICMS

Na descrição do ICMS, o preenchimento pode ser feito de ambas as formas:

  • Informando a alíquota do ICMS e marcando a opção "Calcular o ICMS pelo sistema"
  • Informando a alíquota e o valor total do ICMS, deixando desmarcada a opção de calcular pelo sistema

Caso haja mais de uma alíquota, marque a opção "Informar alíquotas por adição" e em seguida clique em "Aplicar ICMS em massa", dessa forma o ICMS será informado em cada adição individualmente, podendo ser feito de ambas as formas citadas acima.

Dica: Para os casos em que existem muitas adições na DI, você pode informar no campo que precede as adições a alíquota que será utilizada na maioria das adições e marcar pro sistema calcular, dessa forma será necessário informar apenas a alíquota nas adições em que difere da maioria.

Outras taxas

Nesse campo é necessário apenas informar a Taxa AFRMM, caso haja cobrança. As demais taxas cobradas são preenchidas de acordo com o XML da DI.

Informações de Transporte

No campo informações de transporte se atente a modalidade do frete (que pode incidir no valor total da nota) e ao preenchimento da transportadora caso seja necessário.

Importante: Para selecionar a transportadora é preciso que a mesma esteja previamente cadastrada no menu CRM>Empresas e Pessoas.

Nas informações do desembaraço aduaneiro é necessário que seja informada a UF do desembaraço

Feito isso, clique em salvar ao final da página, o sistema te levará para um resumo das informações da DI, confira e em seguida clique em "Criar NF-e" para que sua nota de entrada seja gerada.

Com a sua NF-e gerada, você pode conferir a Prévia DANFE e até mesmo exportar o XML ou reabrir caso seja necessário ajustar alguma informação na NF-e antes da transmissão.

Conferiu a prévia DANFE e todas as informações estão corretas? Agora você pode transmitir a sua NF-e de entrada. ;D

Viu que alguma informação não bate? Não se preocupe, você pode reabrir a sua DI e alterar o que for preciso, basta ir no menu Comex>Declaração de Importação e clicar na setinha ao lado de Visualizar>Reabrir, em seguida seta ao lado de Criar Nf-e >Alterar.

Assim você pode fazer as alterações necessárias, em seguida basta salvar e realizar o processo de criar a NF-e e conferir a prévia DANFE novamente para realizar a transmissão da sua nota pra Sefaz! ;D

Encontrou sua resposta?