Há casos em que é necessário informar alíquotas diferentes em cada adição da DI, no Mainô é possível informar as alíquotas diferentes de forma simples ao importar o XML da sua Di, para isso, basta que na edição da mesma, você procure o quadro “Descrição do ICMS”.

Selecione a opção “Esta DI possui tratamento de ICMS diferenciados por adição” e clique sobre o botão “Informar ICMS por adição”. Abrirá um pop-up em sua tela, contendo todas as adições do seu XML e você pode preencher individualmente as informações de cada adição de ambas as formas:

  • Informando a alíquota do ICMS e marcando a opção "Calcular o ICMS pelo sistema" (Deixe o campo valor total do ICMS em branco, o sistema fará o cálculo).

  • Informando a alíquota e o valor total do ICMS, deixando desmarcada a opção de calcular pelo sistema.

Dica: Para os casos em que existem muitas adições na DI, você pode informar no campo que precede as adições a alíquota que será utilizada na maioria das adições e marcar pro sistema calcular, assim o sistema replicará essas informações e será necessário alterar apenas a alíquota nas adições em que difere da maioria.

Feito isso, basta salvar e prosseguir com o preenchimento da sua DI, para mais detalhes sobre esse processo, acesse o link abaixo:

Espero ter ajudado! :D

Encontrou sua resposta?