A ruptura de estoque acontece quando não tem a quantidade disponível em estoque no momento de aprovação do pedido de venda, o que pode fazer com que o cliente desista de realizar a compra por não ter um orçamento completo.

Pensando nisso, a Mainô desenvolveu uma maneira de fazer com que o orçamento do pedido seja feito mesmo com a ruptura. Assim, você otimiza seu tempo com uma solução rápida e mantém sua estratégia de venda.

Como funciona?

Exemplo: Você tem um orçamento para 10 unidades, mas no estoque tem apenas 8 unidades. Ao aprovar o orçamento, o sistema vai desmembrar o pedido, onde o orçamento original com as 8 unidades será aprovado, e um novo orçamento será gerado com as 2 unidades pendentes, com o status configurado da maneira que você desejar.

Pelo status você poderá saber quais são os pedidos que não foram atendidos por falta no estoque, deixando sua gestão de venda bem organizada.


Como ativar a funcionalidade?
Clique em Usuário > Configurações > Pedidos de venda. Desça a página e vá até a aba "Opções de uso e layout". Nela você irá marcar a opção de "Desmembrar orçamento, no momento da sua aprovação, quando há ruptura no estoque?" para "Sim".

Ao selecionar a opção, irá aparecer um campo para você selecionar o status desse pedido, "Selecione um status a ser atribuído automaticamente ao orçamento desmembrado.", como na imagem abaixo.

O campo de status é personalizável, ou seja, você pode escolher o nome que desejar para o processo. Por exemplo: "Pedidos não atendidos por falta de estoque". Para criar o status, vá em CRM > Status de Pedido de venda.

Após selecionar o status, clique em "Salvar" ao fim da página.

Pronto! Agora você pode fazer orçamento mesmo com as quantidades que faltam no estoque, o sistema irá desmembrar o orçamento do pedido!

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