A CT-e é o documento de Conhecimento de Transporte eletrônico, o qual registra a prestação de serviço de transporte de mercadorias. A sua escrituração é essencial para a geração do SPED e, por isso, viemos te auxiliar a como fazer essa escrituração aqui pelo Mainô.
No menu Fiscal > Escrituração de CT-e, você encontra o controle desses documentos aqui no sistema.
1º Passo:
É preciso que tenha o cadastro do documento e, para isso, você consegue importar diretamente o XML da CT-e, na seta ao lado de Cadastrar > Importar XML da CT-e (exemplo abaixo). Assim, o sistema lê o XML e preenche a escrituração automaticamente. Nesse caso, você só precisa verificar se falta o preenchimento de alguma informação que não tenha vindo no XML.
Mas, caso você não tenha o XML, você consegue cadastrá-la aqui clicando no botão "Cadastrar" (exemplo na imagem acima). Na página de cadastro você consegue inserir o tipo de escrituração (CT-e) e cadastrar as informações do documento:
Código da Situação Tributária do ICMS, IPI, PIS, COFINS;
CFOP;
ICMS de origem (origem da mercadoria);
Indicador do tipo de operação (se foi uma aquisição ou prestação de serviço);
Indicador do emitente do documento (se a CT-e foi emitida pela sua empresa ou por terceiros);
Fornecedor;
Código da situação do documento fiscal;
Informações do documento fiscal, como: série, subsérie, número, chave, data de emissão, data da prestação de serviço, tipo de CT-e, UF e Município de origem e destino.
2º Passo:
Depois, você precisa preencher os dados sobre os fretes, selecionando o tipo de frete:
E preencher os valores, alíquotas e Base de Cálculo dos impostos da operação, além da natureza do frete contratado e o código da BC do crédito:
No fim da tela, é preciso registrar o serviço, indicando o código, o valor e caso tenha tido outros valores, como o exemplo abaixo:
3º Passo:
Para finalizar, é só clicar em “Salvar” e a sua CT-e estará escriturada!
No menu Fiscal > Escrituração de CT-e, você consegue ter o controle de todos os documentos registrados, conseguindo alterá-los, apagá-los ou criar uma conta a pagar vinculada a CT-e (na seta ao lado de Alterar > Criar conta a pagar).
Espero que esse artigo tenha te ajudado na escrituração das CT-es para emissão do seu SPED. Mas, caso ainda tenha algumas dúvidas, saiba que nosso suporte está disponível para te auxiliar nesse procedimento.