Saiba como utilizar a rastreabilidade de produtos por lote no sistema Maino.
O que você vai aprender
• Importação das informações de lote pelo XML de notas de entrada
• Gerenciar vários lotes de um mesmo produto no estoque
• Escolher a quantidade por lote no pedido de venda
• Inativar um lote
• Informar o lote diretamente na nota fiscal
• Filtros de lote no estoque
• Informações de lote no relatório de estoque
Importação das informações dos lotes pelo XML das notas de entrada
Com a NF-e 4.0, produtos sujeitos à regulação sanitária (alimentos, bebidas etc.) precisam apresentar informações de rastreabilidade na nota fiscal:
• Número do lote
• Quantidade de produto no lote
• Data de fabricação/produção
• Data de validade
Ao dar entrada de uma nota com essas informações, o sistema as repassa automaticamente ao produto no momento em que ele é incorporado ao estoque.
Vários lotes em um mesmo produto no estoque
No cadastro do produto no estoque há uma aba Rastreabilidade, com as informações de lote, datas e código de agregação. Para acessar, localize o produto, clique em seta ao lado de Visualizar → Alterar. É possível cadastrar múltiplos lotes para um mesmo produto, desde que a soma das quantidades não ultrapasse o total disponível em estoque.
Escolher a quantidade do produto por lote no pedido de venda
Ao incluir um produto com lote no pedido de venda, o sistema exibe os lotes disponíveis com suas respectivas quantidades. Selecione o lote e informe a quantidade desejada de cada um — o sistema consolida tudo em um único produto com a quantidade total.
Se o produto ainda não tiver lotes cadastrados no estoque, é possível cadastrá-los diretamente no pedido de venda clicando em Adicionar um novo lote. Quando a nota de saída for transmitida e aceita, as quantidades dos lotes são baixadas automaticamente no estoque.
Inativar lote
Para controle interno, é possível inativar um lote para impedir que ele seja selecionado em novos pedidos de venda.
Informar o lote do produto diretamente na nota fiscal
Se a nota fiscal já foi gerada mas os lotes não foram informados, ainda é possível incluí-los. Com a nota em status Em digitação, clique em seta ao lado de Finalizar → Produtos, selecione o produto e clique em seta ao lado de Visualizar → Alterar. No campo Informação de rastreabilidade, preencha os dados de lote.
As informações de lote aparecem apenas no XML da nota, nas tags correspondentes.
Filtros de lotes no estoque
No filtro do estoque estão disponíveis as opções: Número do Lote, Data de fabricação, Data de validade e Situação dos lotes (com ou sem lote).
Informações de lotes no relatório de estoque
O relatório de estoque em Excel agora inclui as informações de lotes dos produtos em uma aba separada.
Se tiver dúvidas, fale com a Mai pelo chat no sistema ou pelo número de WhatsApp (21) 2224-5777.






