Todas as coleções
Financeiro
Contas e Extratos
Conciliação Bancária: O que é e como utilizar?
Conciliação Bancária: O que é e como utilizar?
Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado há mais de uma semana

Certamente, você já deve ter se deparado com o termo "conciliação bancária". Embora sua empresa talvez não tenha utilizado esse processo, é provável que seu contador esteja bem familiarizado com o conceito. A conciliação bancária é, essencialmente, a verificação e comparação das contas bancárias com os registros financeiros internos da organização.

A finalidade principal desse procedimento é assegurar a correspondência entre os registros internos e as informações externas dos extratos bancários. Isso representa uma oportunidade valiosa para identificar discrepâncias, permitindo a revisão e correção de dados incorretos, se necessário.

Para começar a usar a conciliação bancária, primeiro é preciso migrar o seu plano de contas.

Como migrar o Plano de Contas

Se você ainda não tem a conciliação bancária habilitada, será necessário primeiro configurar seu plano de contas. E se for preciso, migrar os tipos de contas a pagar e tipos de receitas para o plano de contas.

Para migrar para o plano de contas, acesse o menu Financeiro > Plano de contas, onde terá a opção de habilitar a funcionalidade. Depois é preciso escolher qual conta do plano de contas se refere ao tipo de conta a pagar ou tipo de receita, e depois clicar em "Salvar".

Depois disso, basta importar o seu extrato bancário e começar a fazer a conciliação bancária. Para isso, vamos listar alguns passos:

1) Criar automaticamente lançamentos frequentes do extrato bancário no sistema tarifas bancárias, etc).

Clique aqui para saber como fazer.

2) Importar o extrato bancário

Acesse o menu Financeiro > Extratos bancários e clique no botão verde "Importar". Você será direcionado para uma tela onde deve selecionar a conta corrente correspondente a esse extrato, e ao lado terá a opção de selecionar o arquivo do extrato. Feito isso, clique em "Salvar".


Na tela de extratos bancários terá a listagem de extratos, onde você pode visualizar todos os extratos importados, acessar todas as linhas importadas, as linhas conciliadas ou não conciliadas.

3) Conciliando linhas do extrato bancário

Para acessar as linhas não conciliadas do extrato, clique em visualizar linhas. Nesse menu você pode marcar no filtro para aparecerem somente as linhas não conciliadas.

Feito isso, basta clicar em buscar lançamentos e selecionar a cobrança que você vai fazer a conciliação.

4) Como conciliar uma linha do extrato bancário que não tem lançamentos equivalentes no sistema.

Se ao tentar conciliar uma linha, realmente não exista aquele lançamento no sistema, clique em "Nova conta a pagar" ou "Nova conta a receber", de acordo com o tipo de movimentação e cadastre ele no sistema.

Você poderá preencher: plano de contas, fornecedor/cliente, forma de pagamento, descrição (vem preenchido com a descrição do extrato, porém pode ser alterado) e observações. Depois de preenchido, clique em "salvar", e logo em seguida esse lançamento aparecerá nas sugestões para você selecionar para conciliar.

5) Como fazer a conciliação de múltiplas linhas do extrato bancário

Você tem a opção de selecionar múltiplas linhas do extrato para conciliá-las com lançamentos de receitas ou despesas. Para acessar essa funcionalidade, siga os passos: Financeiro > Extratos bancários > Visualizar linhas > Selecione as linhas > Ações em Massa > Buscar lançamentos.

6) Visualizando linhas conciliadas na conciliação bancária

Caso deseje ver as linhas conciliadas do seu extrato, acesse o menu Financeiro> Extratos bancários e clique em "Visualizar linhas". No filtro basta marcar a opção "Somente linhas conciliadas".

Com isso, o sistema vai somar os valores das linhas do extrato selecionadas para que possa conciliar com um lançamento do seu financeiro.

6) Como transferir o valor de uma linha do extrato para outra conta

Clique aqui para saber como fazer.

7) Visualizando linhas conciliadas na conciliação bancária

Caso deseje ver as linhas conciliadas do seu extrato, acesse o menu Financeiro > Extratos bancários e clique em "Visualizar linhas". No filtro basta marcar a opção "Somente linhas conciliadas".

Você também poderá clicar em "Visualizar conciliação" para verificar com qual cobrança o extrato foi conciliado. E caso seja necessário desfazer a conciliação, clique em "Desconciliar". O sistema perguntará se deseja realmente fazer isso, e caso clique em "OK", ele voltará essa linha para linhas não conciliadas. Assim, o status desse(s) lançamento(s) deixará de ser “Conciliado” e voltará para “Lançado”.

OBS: um extrato só pode ser excluído se todas as linhas estiverem desconciliadas.

Pronto! Agora seu extrato bancário está conciliado com as suas contas a receber e a pagar do nosso sistema. 😁


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?