Certificado Digital é a assinatura digital da pessoa física e jurídica no ambiente eletrônico. Ele é a garantia de legitimidade, autenticidade, confiabilidade e integridade quando é utilizado nas operações.

É comumente usado por empresas e autônomos, evitando a necessidade de comparecer fisicamente para provar autenticidade, trazendo agilidade, comodidade e segurança.

É muito comum, durante a primeira aquisição ou vencimento do certificado, termos dúvidas quanto as vantagens e desvantagens entre eles. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para acabar de vez com essas dúvidas e listas as vantagens e desvantagens de cada um.

Certificado A1

Vantagens

  • Flexibilidade: Como o certificado A1 é um arquivo digital, ele pode ser utilizado em diversas máquinas simultaneamente! Se a sua empresa tem diversos pontos de venda, ou emite notas em diversas máquinas ao mesmo tempo, você não vai ter problema nenhum com esse certificado.
  • Automações: É possível ativar a funcionalidade de Monitoramento de NF-es recebidas, assim você não vai ter que se preocupar em ficar importando notas manualmente. Além disso, como a Mainô é um ERP na nuvem, não é necessário plugar nenhum arquivo físico na hora da emissão da nota. O certificado A1 fica salvo na Mainô, permitindo que você emita NF-es de qualquer computador e até mesmo do seu celular;
  • Uso em filiais: Por ser um arquivo digital, o certificado A1 é perfeito se você tem filiais da sua empresa, pois possibilita que você emita notas em todas elas. O que não seria possível com o certificado A3, por se tratar de uma mídia física.

Desvantagens

  • Validade de 1 ano: O certificado A1 só é valido por 12 meses.
  • Necessidade de Backup: É de extrema importância o backup do seu certificado A1. Se houver algum problema na sua máquina ele poderá ser perdido, e não há segunda via.

Certificado A3

Vantagens

  • Maior Validade: O certificado A3 tem validade de até 3 anos. Com isso, não é necessário se preocupar com renovação todo ano;
  • Maior Segurança: Por ter o hardware separado, ao invés de ser instalado no seu próprio computador, é considerado mais seguro que o certificado A1;

Desvantagens

  • Falta de Flexibilidade: Por ser uma mídia física, apenas o computador com o certificado A3 conectado poderá emitir notas; Com isso, a emissão de notas só pode ser feita por um computador por vez.
  • Processos lentos: O certificado A3 exige senha toda vez que tiver a necessidade de emissão de notas. Essa desvantagem é pior ainda para quem tem um volume muito grande de emissões de notas. Além disso, não é possível aproveitar da funcionalidade de Monitoramento de Notas Fiscais na Mainô. Isso porque o certificado digital só é ativado no ato da emissão da nota, o que não da tempo suficiente para o monitoramento ser realizado.
  • Maior risco de perda: Por se tratar de uma mídia física, geralmente cartão ou pendrive, aumentam os riscos de perda, extravio ou dano no Certificado, impossibilitando o seu uso.

Caso você queira saber como cadastrar o seu certificado digital A1, é só clicar aqui. Se o seu certificado for o A3, clique aqui.

Espero que esse conteúdo te ajude. =)

Encontrou sua resposta?