O processo é um formulário onde constarão as informações detalhadas da sua operação, desde o tipo de processo (importação ou exportação) até receitas e despesas, os valores pagos e recebidos que não constam na nota de importação (ou exportação).

Para cadastrar um processo, basta ir no menu Operações > Processos e clicar em Adicionar processo.

Por padrão, o sistema vai trazer a tela de cadastro com todos os campos básicos para a criação de um processo e a etapa atual dele como Solicitação de Numerário, mas somente os campos com * são obrigatórios.

Ao clicar em Continuar, o sistema trará todas as outras abas de informações pertinentes para o cadastro do processo. São elas:

  • Solicitação de numerário: um documento que auxilia as tradings e despachantes no controle das despesas do processo de importação ou exportação.

Para saber mais como gerar a solicitação de numerário, acesse o artigo abaixo:

  • Despesas: onde é possível cadastrar uma conta a pagar (previsão de despesa) para os gastos que existirão durante o processo da importação e que não são informados na nota de entrada de importação. Exemplo: custos com armazenamento, pagamento do despachante, etc.

Se quiser que esse pagamento componha o custo dos produtos no estoque, deixe a opção "Compõe o custo das mercadorias" marcado, se não, desmarque.

  • Receitas: onde é possível cadastrar uma conta a receber para os recebimentos previstos durante o processo da importação. Exemplo: adiantamento de valores, honorários, etc.

Se quiser que esse recebimento seja deduzido no custo dos produtos no estoque, marque a opção "Deduz no custo das mercadorias".

  • Comprovantes e anexos: onde é possível anexar os documentos relacionados ao processo. Para anexar, basta clicar em Escolher arquivo e escolher a categoria que aquele documento representa.

Os documentos ficarão listados em suas categoria e podem ser removidos a qualquer momento. Para isso, basta clicar em Remover.

*Você também consegue gerar um dossiê com todos os documentos anexados em uma pasta .zip.

  • Registro da DI: onde são informadas as informações da Declaração de importação.

Você também poderá vincular o processo à uma DI importada no sistema. Para isso, basta clicar em DI e selecionar a DI desejada.

Com a DI selecionada, ao salvar o processo, o sistema vai preencher os campos com as informações do XML da sua DI automaticamente. Essa funcionalidade é especialmente útil para quando o processo está sendo cadastrado apenas para fins de registro, e a DI já foi desembaraçada.

  • Desembaraço: onde é informado os dados de desembaraço da sua declaração de importação.
  • Prestação de contas: contém todas as despesas e receitas do processo, trazendo um detalhamento de todas as entradas e saídas financeiras relacionadas a ele.

Você também pode informar um valor de saldo inicial, para que este seja contabilizado na conciliação financeira, e também pode transferir o saldo restante para um outro processo do mesmo cliente. Essa funcionalidade é especialmente importante para tradings que utilizam um modelo comercial com seus clientes semelhante a uma conta corrente por processo.

Quando um saldo é transferido, fica como como uma transferência debitada na prestação de contas, com a informação do processo que recebeu a transferência, zerando assim o saldo final.

O mesmo acontece quando um processo recebe uma transferência. Ele fica como uma transferência recebida na prestação de contas, com a informação do processo que enviou a transferência.

Você também pode alterar a etapa que está o seu processo a qualquer momento. Para isso, basta selecionar a fase desejada no campo de Etapa atual.

  • Dossiê

Quando um processo tem anexos, ao clicar em Dossiê é gerado um aquivo em .zip com todos os documentos anexados, PDF da Solicitação de Numerário e um PDF com a listagem de documentos separados por categorias.

Ahhh, mas tem uma grande novidade, o PDF com a listagem dos documentos tem um link para download direto do documento. 😵

Por fim, na tela de listagem de processos, você consegue ver todos os seus processos cadastrados. Também é possível fazer a alteração de etapa em massa. Para isso, basta selecionar os processos que deseja e clicar em Alterar etapa dos processos.

Além, da possibilidade de visualização dos processo em um board. Cada processo fica como um card em sua determinada etapa. Você pode mover um card para a etapa que desejar, com isso, o sistema atualiza automaticamente a etapa dentro do processo. Isso facilita a visualização dos processos em cada etapa.

Todo agradecimento aos nossos usuários que contribuem com sugestões através dos nossos canais de atendimento. Saibam que estamos sempre lendo, classificando e usando como base para futuras melhorias do nosso sistema.
Vocês são fundamentais para o nosso crescimento! 💙

Espero que tenham gostado das novidades!

Encontrou sua resposta?