Todas as coleções
Exportação
Fluxo de exportação
Fluxo de Exportação - Como emitir uma NF-e de exportação?
Fluxo de Exportação - Como emitir uma NF-e de exportação?

Gere sua Fatura Proforma, Fatura Comercial, Packing List, NF-e de exportação e DU-E através do nosso Fluxo de Exportação

Priscila Arraes avatar
Escrito por Priscila Arraes
Atualizado há mais de uma semana

Para concluir uma exportação, alguns documentos são essenciais durante todo o processo, da fase inicial de negociação até a venda e a entrega, no Brasil e no exterior. Não há um formato pré-definido para a Fatura Proforma, Fatura Comercial e Packing List, devendo apenas ser observado alguns campos básicos.

  • Fatura Proforma: é a cotação ou formalização do pedido de compra do importador, um documento utilizado em uma operação de compra e venda internacional. Ela é semelhante a um orçamento e serve de base para a Fatura Comercial. Ela está sujeita à aprovação por parte do importador.

  • Fatura Comercial: é o documento que servirá de base para o desembaraço alfandegário, ela reflete todas as condições de negociação aprovadas entre o exportador e importador. Ela é semelhante a um pedido de venda e é emita antes da nota fiscal e da Declaração Única de Exportação (DU-E).

  • Packing List: utilizado tanto no embarque como no desembarque da mercadoria, ele é uma lista de volumes que tem por objetivo facilitar a fiscalização aduaneira, relacionando os volumes a serem importados/exportados e seu conteúdo.

Para começar a sua exportação, primeiro verifique se as configurações estão preparadas através do artigo abaixo:

Depois disso, basta acessar o menu Comex > Fluxo de Exportação, clicar em Adicionar Fatura Proforma e preencher todas as informações necessárias para o seu processo de exportação.

Você pode fazer a Fatura Proforma em Real ou em outra moeda. Para saber mais acesse o artigo abaixo:

Para gerar a sua Proforma corretamente é preciso se atentar aos campos de preenchimento nas abas de Transporte/Outros, Exportação e Condição de proposta.

Como o seu cliente é do exterior, por padrão, a sua Proforma será gerada com o idioma inglês, de acordo com o idioma do cliente. Para gerar a Proforma em português é preciso mudar o idioma do seu cliente para português.

Depois da Fatura Proforma criada, você pode aprovar para que ela se torne uma Fatura Comercial.

Você também pode reprovar, arquivar, alterar ou apagar a proforma a qualquer momento.

Como a Fatura Proforma é um orçamento, quando ela é aprovada e vira uma Fatura Comercial, é feito a reserva das mercadorias da fatura no seu estoque, além de adicionar o campo de assinatura do exportador no PDF.

Depois da Fatura Comercial criada, você pode gerar a sua NF-e de Exportação.

Você também pode fazer a sua Fatura Comercial voltar a ser uma Fatura Proforma a qualquer momento. Basta clicar ao lado de Gerar NF-e > Voltar a ser fatura proforma.

Para gerar o Packing List da sua exportação, basta ir na sua Fatura Comercial e clicar em seta ao lado de Gerar Nf-e > Gerar Packing List.

O sistema vai trazer algumas informações da sua proforma, mas também terá campos para preenchimento de informações específicas do packing list, como o volume total e por produto.

Ao clicar em Gerar NF-e o sistema vai criar uma nota fiscal de exportação finalizada. Para conferir a sua nota, basta clicar no link com a numeração da nota.

Depois, basta conferir as informações da sua nota fiscal de exportação e transmiti-la.

Com a nota fiscal transmitida e aceita, você já pode gerar a sua Declaração Única de Exportação. Basta ir no menu Fiscal > NF-es emitidas, localizar a sua nota de exportação e clicar em seta ao lado de DANFE > Declaração Única de Exportação (DU-E) ou ir no menu Comex > Declarações de Exportação.

Depois, basta preencher as informações necessárias para a emissão da sua DU-E.

Para saber mais sobre a Declaração Única de Exportação, acesse o artigo abaixo:

Você também pode emitir o Memorando de Exportação por meio da sua nota fiscal de Exportação. Basta ir na sua nota de exportação e clicar em seta ao lado de DANFE > Memorando de Exportação.

Para saber mais sobre o Memorando de Exportação, acesse o artigo abaixo:

Todo agradecimento aos nossos usuários que contribuem com sugestões através dos nossos canais de atendimento. Saibam que estamos sempre lendo, classificando e usando como base para futuras melhorias do nosso sistema.
Vocês são fundamentais para o nosso crescimento 💙💚

Espero que tenham gostado das novidades!

🎥 VÍDEO: Como emitir uma NF-e de exportação

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

Respondeu à sua pergunta?