Emitir uma nota de entrada através de uma Declaração de Importação é sem dúvida a maneira mais rápida possível. De posse do arquivo do XML do Siscomex, e devidamente autenticado no sistema, acesse "Operações -> Declaração de Importação" e, em seguida, selecione o botão "Importar XML da DI".

O sistema irá exibir uma tela solicitando o arquivo XML com os dados da DI do Siscomex. Busque o arquivo e selecione o botão "Salvar".

O sistema apresentará um resumo da Declaração de importação. Verifique com atenção se existem informações em branco. Confira em especial os campos: Alíquota ICMS, Modalidade de Frete e UF (em Informações do Desembaraço Aduaneiro), pois essas informações não se encontram no arquivo XML, mas são obrigatórias na geração da NF-e.

Verifique também os produtos importados na DI. Você pode trocar o código, descrição e até mesmo agrupá-lo a um produto já existente no estoque caso já exista um produto com mesmo código, NCM e unidade de medida no estoque. Se for esse o caso, o sistema irá lhe indicar no momento da entrada.

Caso não deseje que o sistema agrupe automaticamente seus produtos à produtos existentes, acesse Usuários>Configurações, na aba de Opções de estoque, marque como Não a opção Agrupa os produtos da aquisição e da DI com produtos em estoque automaticamente.

Realizadas todas as alterações necessárias, clique em Salvar, logo após em Gerar NF-e.

Pronto! Se desejar pode clicar em Visualizar na DI e o sistema exibirá uma prévia da Declaração de Importação, com todos os impostos rateados. Para visualizar a NF-e de Entrada, vá em no menu Operações>NF-e emitidas, vai na sua nota e em seta ao lado de Transmitir>Prévia DANFE. Estando tudo correto, basta efetuar a transmissão da NF-e normalmente.

Encontrou sua resposta?